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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3PDTP4H
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.10.03.34
Última Atualização2017:11.23.13.48.32 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/08.10.03.34.12
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.34.18 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17937-TDI/2663
Chave de CitaçãoCampesato:2017:TéEsAt
TítuloTécnicas de estimação de atitude por filtro de Kalman baseado em sensores inerciais de baixo custo, com aplicação a uma plataforma de mancal aerostático controlada por jatos de gás
Título AlternativoAttitude estimation techniques by Kalman filter based on low cost inertial sensors, applied to a gas jet controlled air bearing platform
CursoCMC-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-08-16
Data de Acesso09 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas128
Número de Arquivos1
Tamanho4415 KiB
2. Contextualização
AutorCampesato, Wilian Luís
BancaRicci, Mario Cesar (presidente)
Carrara, Valdemir (orientador)
Kuga, Helio Koiti (orientador)
Pardal, Paula Cristine Pinto Mesquita
Endereço de e-Mailwcampesato@yahoo.com.br
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-08-22 02:49:58 :: wcampesato@yahoo.com.br -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
2017-08-22 11:41:12 :: yolanda.souza@mcti.gov.br -> wcampesato@yahoo.com.br ::
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2022-03-15 19:34:18 :: administrator -> :: 2017
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavedeterminação de atitude
filtro de Kalman
estimação de estados
unidade inercial
plataforma aerostática
attitude determination
Kalman filter
state estimation
inertial unit
aerostatic platform
ResumoEste trabalho apresenta a modelagem, implementação, testes e simulação de um estimador de atitude em tempo real baseado em filtro de Kalman estendido (FKE), aplicado a uma plataforma de mancal aerostática de três eixos controlada por atuadores de jatos de gás. O objetivo deste trabalho é obter um algoritmo de determinação de atitude que possa substituir a estimativa proveniente da unidade inercial embarcada, atualmente em uso pela eletrônica da plataforma. Foram implantados dois modelos de estimadores em ambiente MATLAB: o primeiro foi montado com o vetor de estados composto apenas pelos quatérnios da atitude, e o segundo com vetor de estados composto pelos quatérnios e pelo vetor de vieses dos três girômetros. Estes estimadores foram testados usando dados provenientes dos sensores da unidade inercial da plataforma, sendo que os resultados obtidos foram comparados com a estimativa de atitude enviada pela solução de atitude interna à unidade inercial. Por fim, foram realizados testes dos algoritmos do FKE no modelo de simulação da mesa de mancal a ar. Ambos os estimadores baseados em filtro de Kalman estendido obtiveram êxito no processo de determinação de atitude, tanto nos testes utilizando dados reais quanto na simulação de controle da mesa de mancal a ar. A estimação de vieses proposta funcionou de maneira degradada para os casos testados. Foram, então, levantadas hipóteses dos motivos deste desempenho, e a conveniência de estimá-los na aplicação proposta. ABSTRACT: This work presents modeling, implementation, testing and simulation of a real-time attitude estimator using extended Kalman filter (FKE), applied to a three-axis air-bearing platform controlled by gas jet actuators. The goal of this work is to obtain an attitude determination algorithm that can replace the attitude estimate from the embedded inertial unit, currently in use by the platform electronics. Two models of estimators were implemented in MATLAB environment: in the first one, the state vector is composed only by the quaternions of the attitude, and in the second, the state vector is composed by quaternions and biases of the three gyroscopes. These estimators were tested using data from the sensors of the platforms inertial unit, and the results were compared with the attitude estimation sent by the internal attitude solution of the inertial unit. Finally, tests of the two FKE algorithms were performed in the simulation model of the air-bearing platform. Both Kalman filter-based estimators were successful in the attitude determination process, both in the tests using real data and in the simulation of control of the air-bearing platform. The proposed bias estimation functioned in a degraded way for the cases tested. We then hypothesized the reasons for this performance, and the convenience of estimating them in the proposed application.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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